domingo, 22 de maio de 2011

Bolinho de linguiça assado

Ontem resolvi fazer uma surpresa aqui em casa. Já era de tardinha, meus pais haviam me informado que viriam por volta das 18...19 horas. Então, lá pelas 17 horas, me fui à cozinha fazer bolinho de linguiça calabresa assado.


Eles chegaram quando eu já estava quase levando os bolinhos para o forno. Ao menos assim conseguiram comer eles bem quentinhos.

Então, perante a aprovação de todos (minha mãe adorou a massa), aqui vai a receita de bolinho de linguiça assado:

Ingredientes:
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
  • 1/2 colher (de sopa) de fermento em pó
  • 1/2 xícara (de chá) de margarina
  • 1/2 xícara (de chá) de leite
  • 250g. de linguiça calabresa frita e cortada em cubinhos
  • 1 ovo batido (para empanar)
  • 3/4 de xícara (de chá) de queijo parmesão ralado (para empanar)
Modo de preparo:

Coloque, em uma tigela, a farinha, o fermento e misture.

Agora coloque a margarina (aconselho colocar um pouquinho em cada canto, assim fica mais fácil de misturar), o leite e misture tudo, vá sovando até obter uma massa bem homogênia.

Faça bolinhas e recheie com a linguiçinha frita.

Passe no ovo batido e depois no queijo ralado. Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio, pré aquecido, até dourar. Depois de dourar sou bolinho de linguça já deve estar assado e pronto para ser degustado.


Dica: Caso a massa esteja muito pegajosa (enquanto você estiver sovando), vá acrescentando farinha aos poucos, até que ela não fique grudando nas mãos. Este é o ponto certo da massa.

Dica: Caso sua massa tenha ficado grudenta (pq você não seguiu a dica acima...shuahsuahsua) unte a assadeira com um pouco de margarina ou farinha de trigo, para os bolinhos não grudarem na assadeira.

Dica: Frite a linguiça calabresa com um pouco de cebola e tomate, assim dá um gostinho a mais no recheio.

2 comentários:

  1. Legal receitas que originalmente são preparadas fritas e se faz uma adaptação mais saudável assando a preparação!
    Porém deveria tentar um recheio mais saudável, pois esta linguiça frita vai carregar de calorias, gorduras e sódio o bolinho.

    Para mais dicas de nutrição:
    http://nutrikatia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dica: se a massa estiver pegajosa, NÃO PONHA MAIS FARINHA, senão desequilibrará a receita, é questão de paciência para sovar até dar o ponto. Eu tbm colocava mais farinha, mas depois q fiz curso de panificação,vi com meus próprios olhos e sovei com minhas próprias mãos, nunca mais precisei por mais farinha, dependendo da massa precisa até mais de água!

    ResponderExcluir