Anuncios Buscapé

sábado, 15 de maio de 2010

Aipim cozido

O que é o que é: é branco por dentro, marrom por fora...
Hehehehehe

Você adora aipim cozido, mas não sabe como fazer?

Então, seus problemas acabaram, aqui vai uma receita básica de como cozinhar aipim.

Ingredientes:
  • aipim descascado
  • água
  • sal a gosto
Modo de preparo:

Corte o aipim a seu gosto e coloque em uma panela com água. É importante que a água tape todos os pedaços do aipim. Agora ligue o fogo e deixe ferver.
Quando o aipim ficar bem macio, ou como alguns preferem dizer "se abrindo", coloque sal a gosto e um pouco de água a temperatura ambiente (o famoso susto), deixe ferver mais um pouco e está pronto!!!

Dica: deixe o aipim todo de baixo da água. Quando a água começar a baixar (por causa da evaporação, quando estiver fervendo) coloque mais um pouco de água. É importante nunca deixar o aipim para fora da água (se ficar para fora da água, ele não cozinha).

24 comentários:

  1. Pode parecer simples, mais foi muito útil!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu mesmo, quebrou meu galho. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Minha mae não ta em casa e meu pai quiria aipim,valeu

    ResponderExcluir
  4. foii bom..Ameii a dica e o modo de conzinhar..tudo bem explicadinhoo...

    Cinara

    ResponderExcluir
  5. oba! vou fazer! hehee

    obrigadão! principalmente por levar na boa as primeiras vezes das coisas simples das outras pessoas! :)

    bjos! letícia moraes / rj

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Adoro aipim mas nunca cozinhei.

    ResponderExcluir
  7. O ideal é por o aipim na panela depois que a água ferver, assim ele nao fica muito encharcado e cozinha mais rapido.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, nunca imaginei que fosse tão simples... Salvou meu almoço! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Posso cozinhar aipim e descascar depois? Me disseram que a casca é toxica.

    ResponderExcluir
  11. Oi Wilma Kos!!!

    Bom, nunca cozinhei aipim com casca. Portanto não tenho como lhe dar tal informação. Mas acredito que cozinhar o aipim com casca não é muito bom, até pelo fato de que acredito que ele não se abriria no cozimento.

    Pelo pouco que sei, o aipim é toxico enquanto cru, sobre sua casca, não tenho muitas informações, mas assim que possível irei pesquisar.

    Tenha um ótimo final de semana.

    ^^

    ResponderExcluir
  12. Olá Wilma!

    Não pode cozinhar aipim com casca, primeiro porque não vai cozinhar direito, segundo porque a casca é EXTREMAMENTE tóxica, mesmo, supondo que ele cozinhe com casca, ele já estará contaminado pelas toxinas da casca, inclusive a água em que se cozinharia tb se contaminaria. E a intoxicação por casca de aipim pode levar à morte! Se vc comprá-lo com casca, corte as pontas e depois comece a descascá-lo, puxando com uma faca, vc vai notar que a casca vai se soltando com facilidade. A casca a ser retirada tem que ser grossa e o aipim tem que ficar branquinho. Se vc tirar só a parte superficial da casca, vai notar que a raiz terá uns veios marrons, não adianta, tem que descascar até ele ficar branquinho, caso contrário, vai continuar tóxico. Se vc não tem experiência, recomendo que compre o aipim descascado, então é só seguir as dicas do Wagner. Há diversas formas de cozinhar o aipim, há quem jogue fora a primeira água do cozimento (eu faço assim) e depois dou o susto com água fria. Há quem coloque sal antes (eu acho que o aipim tende a ficar duro assim), prefiro colocar o sal só depois de cozido. De qualquer forma, saiba que o aipim é um dos alimentos mais completos que existe, rico em nutrientes, aminoácidos, fibras. Excelente para quem tem problemas intestinais (seja prisão de ventre ou diarreia não-infecciosa), ele é um regulador natural, ajuda até no emagrecimento, pois dá grande sensação de saciedade. Quem come aipim com frequência tem pele saudável e cabelos visivelmente sedosos e muito brilhantes, além de unhas fortes. É muito simples prepará-lo, é só tomar estes cuidados. Você tb pode amassá-lo (sem aquele "talinho" do meio, que não se come) e preparar bolinhos, basta acrescentar farinha de trigo, ovos, um pouco de tempero, pode-se recheá-lo com carne moída e tomate, ou peito de frango desfiado, camarão, ou apenas queijo. Os bolhinhos podem ser fritos em óleo bem quente ou assados. use sua criatividade. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João, estava tentando descobrir quantos minutos se deixava o aipim cozinhando na panela de pressão, e acabei lendo seu comentário.. só que o meu aipim já estava cozinhando, e eu só tinha tirado a casquinha fininha, marron, e deixei a parte grossa.. aí quando abri a panela, esta casca branca mais grossa tinha se soltado.. será que eu posso comer o aipim ou devo jogá-lo fora, já que não tinha tirado essa parte branca?
      será que meu aipim ficou tóxico?
      hehe
      Obrigada pelas dicas,
      Thaís Pícolo

      Excluir
  13. Adorei a dica... vou continuar no teu Blog... sou uma chilena que precisa aprender a culinária brasileira!!! obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elizabeth!!!!

      Seja bem vinda ao Se Vira Na Cozinha!!! Espero que goste do blog

      Ah, feliz ano novo.

      =D

      Excluir
  14. Muito boa dica, farei hoje cozidinho pra comer com a minha esposa.

    ResponderExcluir
  15. eu odeio aipim mais tenho que fazer para a minha vó que esta chegando de viagem muito obrigado ficou uma delícia minha vó que falou!!! =D

    ResponderExcluir
  16. Bah, consegui comprar aipim descascado no Big, aí me animei a fazer, valeu pela dica ;)

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir