segunda-feira, 19 de abril de 2010

Fritada Americana (receita do pai)

Na realidade não sei bem ao certo se este prato se chama "Fritada Americana". A única coisa que sei é que é muito bom!!!

Meu pai sempre fazia esta receita quando tinha pouco tempo para cozinhar e sempre me disse que o nome era fritada americana. Em síntese, cresci conhecendo este prato por "fritada americana".

Se o nome for outro, por favor, postem o nome correto da receita nos comentários.

Ah, além de ser ótimo e de simples preparo, é muito rápido de fazer!!!

Ingredientes:
  • 2 latas de ervilhas
  • 1 colher de manteiga ou margarina
  • 4 ovos
  • presunto a gosto
  • queijo a gosto
  • sal a gosto

Modo de preparo:

Coloque 1 colher de manteiga no fundo de uma panela, logo após coloque a primeira lata de ervilha com o "caldo" (água) que tem dentro da latinha. Espalhe bem a ervilha por todo o fundo da panela.

Agora coloque o presunto, cobrindo toda a ervilha. Coloque presunto até você não ver mais as ervilhas.

Adicione o queijo, cobrindo todo o presunto. Coloque queijo até você não ver mais o presunto.

Agora abra a segunda latinha de ervilha, desta vez você vai querer apenas as ervilhas, jogue o caldo que tem dentro da latinha fora. Espalhe as ervilhas por cima do queijo.

Quebre os 4 ovos e coloque sobre as ervilhas (não bata os ovos e procure não estourar a gema). Espalhe-os bem pela panela para que eles cubram toda a superfície da panela. Se quiser, coloque um pouco de sal sobre os ovos.

Coloque para cozinhar em fogo baixo.

Quando os ovos estiverem cozidos (e a água praticamente seca), está pronto!!!


Esta é uma típica receita que se basta por sí só. Mas, caso queiras um complemento recomendo arroz branco, salada de alface e de tomate, catchup e mostarda!!! Ah, é claro, uma pitada de orégano, na hora de servir sempre dá um gostinho extra.

Ai, que vontade de comer...

14 comentários:

  1. Mazaaaaaaaaaah ehm essa receita caseira do papaiii!! ta beeem essa familia ehm....cozinheiro de mão cheia!! quero ver se o dono do blog tbm é!!hahahahaha wawa....ta d+++ e valeu pelo comentas no meu blog!

    ResponderExcluir
  2. Tenho saudade de uma fritada americana que comia num pequeno restaurante na av. rio branco próximo da timbiras. Isto tem 30 anos. Não me lembro os ingredientes, mas era bom demais. O nome do restaurante era "alguma coisa?? rio branco". Saudade

    ResponderExcluir
  3. Fritada americana eu comia no PASTORINHO da Vila Mariana, noooossssa era supimpa, vou tentar fazer esta que me parece ser mt.boa tomara que dê certo.

    ResponderExcluir
  4. Essa é a fritada de boteco, com algumas mudanças, tomate no lugar da segunda lata de ervilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julio!
      Possivelmente seja esta mesma.
      =)
      Obrigado por visitar o blog.
      =D

      Excluir
  5. O nome do restaurante na rio branco, era Bisteca Rio Branco, eu também tenho saudade daquela receita e tento buscar na internet, mas nada se parece.

    ResponderExcluir
  6. O nome do restaurante na rio branco, era Bisteca Rio Branco, eu também tenho saudade daquela receita e tento buscar na internet, mas nada se parece.

    ResponderExcluir
  7. Eu comia uma assim no restaurante Chandele na Líbero Badaró em SP

    ResponderExcluir
  8. Norberto jorge Fadul 05/11/2016 11.15 hs Tenho uma receita quase semelhante em uma refratario para micro ondas coloque uns fios de azeite ao fundo por cima presunto vareios legumes como brocoli couve flor cenoura batatinhas vagem tomates tudo ja cozidos temperados com oregano sal agosto ervilhas azeitonas sem caroço se gostar milho fritar 4 ovos por cima ja fritos cobrir tudo com muzarella levar ao micro ate derreter a muzarella BOM APETITE servir com arroz branco

    ResponderExcluir
  9. Comida bem Saudavél leve e digestiva

    ResponderExcluir
  10. Eu comia a fritada americana, lá nos anos 80, numa lanchonete entre a al. br.de limeira e a al. Eduardo prado nos cpos eliseos em sampa.

    ResponderExcluir
  11. Era a MARINELA MASSAS....... muito boa... bons tempos

    ResponderExcluir
  12. Hoje é uma loja virtual , mas as massas continuam uma delicia, www.marinelamassas.com.br

    ResponderExcluir