Também conhecido aqui no sul como "arroz de china pobre", é um prato muito, muito, muito bommmmmm!!!! Ainda mais quando dá aquela pegadinha no fundo da panela (quando fica aquela raspinha com o arroz meio queimadinho), nossa, só paro de comer quando não aguento mais... Hehehehehe.
É bom!!!!!
Mas, vamos à receita:
Ingredientes:
- 1 Kg de arroz
- 1 1/2 Kg de lingüiça (pode por mais ou menos dai depende do gosto de cada um)
- 2 tomates
- 2 dentes de alho
- 1 molho de temperinho verde
- 4 colheres (de sopa) de óleo ou banha.
- água (o quanto for preciso)
- sal a gosto
Leve ao fogo uma panela com o óleo, nela, refogue o tomate, a cebola e o alho. Deixe cozinhar até desmanchar, se for preciso coloque um pouco de água.
Corte a lingüiça em cubinhos (de preferência pequenos), coloque na panela e deixe cozinhar/refogar no próprio molho.
Lave o arroz (ou não, como preferir). Depois que a lingüiça estiver cozida coloque o arroz, a água (de preferência quente ou fervendo) e o sal à gosto. Referente a quantia de água, coloque uns 3 dedos de água sobre o arroz (uns 5 cm.).
Mexa bem, feche a panela e deixe ferver por alguns minutos (de 3 a 5 minutos) em fogo alto, depois pode baixar o fogo e se quiser deixe um suspiro na panela (a tampa um pouquinho aberta), ajuda a evitar que a tampa levante a escorra água pelas laterais da panela, e faz o arroz secar mais rápido.
Depois de o arroz cozinhar, coloque o temperinho verde por cima (pode usar a imaginação e decorar) e está pronto para servir.
:D
Ah, caso queiras fazer o arroz separado, sem problema, neste caso, faça o molho como descrito acima, depois que a lingüiça estiver cozida, é só acrescentar o arroz, misturar bem e servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário